domingo, 11 de janeiro de 2009

Um pouco de historia....

Django é um framework para desenvolvimento rápido para web, escrito em Python, que utiliza o padrão MVC (model-view-controller). Foi criado originalmente como sistema para gerenciar um site jornalístico na cidade de Lawrence, no Kansas. Tornou-se um projeto de código aberto e foi publicado sob a licença BSD em 2005. O nome Django foi inspirado no músico de jazz Django Reinhardt.

Desenvolvido e utilizado por mais de dois anos em uma operação ágil de notícias online, Django foi projetado para lidar com dois desafios: os prazos apertados de uma redação e os requisitos rígidos dos experientes desenvolvedores web que o criaram. Ele permite que você construa rapidamente aplicações web de alto desempenho e elegância.

Django utiliza o princípio DRY (Don't Repeat Yourself), onde faz com que o desenvolvedor aproveite ao máximo o código já feito, evitando a repetição.


Principais caracteristicas do Django:

  • Mapeamento Objeto-Relacional (ORM)

    Com o ORM do Django você define a modelagem de dados através de classes em Python. Com isso é possível gerar suas tabelas no banco de dados e manipulá-las sem necessidade de utilizar SQL (o que também é possivel).
  • Interface Administrativa

    No Django é possivel gerar automaticamente uma interface para administração para os modelos criados através do ORM.
  • Formulários

    É possível gerar formulários automaticamente através dos modelos de dados.
  • URL's Elegantes

    No Django não há limitações para criação de URL's elegantes e de maneira simples.
  • Sistema de Templates

    O Django tem uma linguagem de templates poderosa, extensível e amigável. Com ela você pode separar design, conteúdo e código em Python.
  • Sistema de Cache

    O Django possui um sistema de cache que se integra ao memcached ou em outros frameworks de cache.
  • Internacionalização

    Django tem total suporte para aplicações multi-idioma, deixando você especificar strings de tradução e fornecendo ganchos para funcionalidades específicas do idioma.
Fontes:
http://www.djangoproject.com/
http://www.djangobrasil.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Django_(framework_web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário