quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Parte 2 - Breve tour pelo admin do Django

Continuando de onde parei no último post, uma funcionalidade muito útil que o Django já trouxe pronto: A administração de usuários.

Como é bem auto explicativo, apenas vou apresentar brevemente como ficou o admin criado. Depois de logar, verá a home da administração. É nela que estarão todas suas aplicações instaladas. Como acabamos de criar o admin, este contém apenas o módulo padrão Site, que já vem configurado no settings.py na setting INSTALLED_APPS, conforme vimos na parte 1.

O módulo Auth é o módulo que adiconamos à INSTALLED_APPS quando configuramos o settings.py do projeto. É ele o responsável por gerenciar todos os logins e permissões de usuários e grupos, o que se integrado com o usuário do front-end, facilita muito o desenvolvimento. Veremos como integrar o usuário do Django com um usuário do projeto mais a frente.



Também na home, é apresentado um box a direita que mantém o historórico das modificações realizadas recentemente na administração.


Home da administração


Pré-cadastro dos usuários


Para utilizar a administração o usuário orbigatoriamente precisa ser um Membro da equipe. Automáticamente quando cria-se um usuário este vem com a opção ativo pré-selecionada. Este recurso é bastate util caso não queira perder as informações do usuário em seu projeto, como por exemplo um E-Commerce que existam vários pedidos associados a este usuário, caso precise "removê-lo", pense na simples opção de desativá-lo, porque SIM, com o Django nada fica órfão no banco.



Permissões

Outra facilidade que o Django provê é a customização das permissões por usuários e grupos. Sobre as permissões existem três opções: ou cria-se um usuário com privilégio de superusuário (o que poupa o trabalho de setar todas as permissões individualmente), ou caso precise de apenas algumas pode setá-las com base na lista de permissões. Esta lista também vai apresentar todas as aplicações que você instalar no seu projeto, ou ainda criar um grupo e setar apenas as permissões do grupo. Os usuários que forem associados ao grupo em questão herdarão as permissões do mesmo.

Edição de permissões


Precisa de um grupo e agora já digitou todas as informações do seu usuário? Sem problemas. É possivel utilizar o símbolo de "+" ao lado da lista de grupos, sem a necessidade de voltar à home para criar o grupo pelo módulo de grupos. Ao criar um grupo por aqui, além de ele já ser adicionado ao banco, ao clicar em salvar, o Django automaticamente o seleciona para a concluir a crição do usuário. Veremos como fazer isso quando criarmos a primeira aplicação.

Adicionando grupos pela administração de usuários



Atalhos, buscas e filtros com uma linha de código.

Listagem dos usuários com alguns recursos interessantes


Insira um usuário, edite as permissões, logue com ele para ver as diferenças para sentir uma das várias facilidades que teremos para os projetos.

hasta!

2 comentários:

  1. Vei... tah ficando muito bom isso aqui...
    continue assim...
    estou sedento pelos próximos capitulos!!
    abs!

    ResponderExcluir